Congresso da Amupe gerou renda para os agricultores familiares de Afogados da Ingazeira

Ascom

O stand da Prefeitura de Afogados da Ingazeira no 7º Congresso Pernambucano de Municípios, foi um dos mais visitados, seja pela localização privilegiada (logo na entrada do evento), seja pela variedade e qualidade do produtos em amostra.

Coordenado pelas secretarias municipais de Administração e Desenvolvimento Econômico e de Agricultura, o espaço apresentou aos participantes do encontro, a produção dos agricultores familiares, como licores e geleias de jabuticaba e umbu, cocadas de coco catolé, castanhas, biscoito de castanha, dentre outros. o projeto conta com o apoio do Sebrae-PE, na orientação e fomento à produção, aquisição de insumos e de processos industriais que permitam agregar valor à produção.

Além da divulgação, visibilidade e prospecção de novos negócios, o stand gerou renda para os agricultores, uma vez que toda a produção que foi levada para o Congresso foi comercializada durante os três dias do evento, gerando uma receita de R$ 1.788 direto na conta dos agricultores, uma vez que as chaves Pix disponibilizadas para os pagamentos foram as dos próprios produtores.

“Estou muito feliz e gratificado com o sucesso e a repercussão positiva do projeto, e mais ainda em poder, com o nosso stand, viabilizar a geração de renda e estimular a venda dos produtos da nossa agricultura familiar”, destacou o prefeito Alessandro Palmeira.

Comunidades beneficiadas

O projeto atende atualmente a 98 famílias das comunidades da Serra da Opa, Minador, Brejo, Umbuzeiro e Leitão da Carapuça. O projeto conta com capacitação, assessoria técnica e suporte para o incremento da produção, agregando valor aos produtos. Desde sua implementação, o projeto diminuiu o desperdício de frutas em 53%, colocando no mercado 11 produtos derivados da produção de umbu, jabuticaba, castanha e coco catolé.

Os interessados em adquirir os produtos podem entrar em contato com o telefone da secretaria de administração: (87) 99978.1331.

Além do público presente ao evento, o stand recebeu a visitação dos jornalistas Magno Martins e Tarcísio Rigueira, do presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Rubinho do São João, da vereadora Gal Mariano, e dos vereadores Reinaldo Lima, Sargento Argemiro, Douglas Eletricista, Edson Henrique, Erickson Torres, Agnaldo Rodrigues e Toinho da Ponte.