Gestão Márcia Conrado renova concessão da Zona Azul em Serra Talhada por mais 10 anos

Homem se revolta com sistema da Zona Azul em Serra Talhada após ser multado mesmo tentando pagar via Pix - PE Notícias

A Prefeitura de Serra Talhada oficializou a renovação do contrato de concessão do sistema de estacionamento rotativo pago, a popular “Zona Azul”. O 1º Termo Aditivo, assinado em 29 de julho de 2025 pela gestão da prefeita Márcia Conrado, garante à empresa Sinalvida – Dispositivos de Segurança Viária Ltda., o direito de explorar o serviço por mais 120 meses (10 anos).

O contrato original, firmado em 2015, tinha previsão de encerramento para o dia 27 de setembro de 2025. Com a nova assinatura, a empresa permanece à frente do serviço até setembro de 2035.

De acordo com o documento, a renovação mantém o repasse de 14% da receita bruta auferida pela empresa para os cofres do município (Fundo Geral). Em contrapartida à extensão do prazo, a Sinalvida deverá realizar uma série de investimentos na cidade dentro de um cronograma de até 12 meses.

Entre as principais obrigações estão:

  • Mobilidade Ativa: Implantação ou recuperação de 3km de ciclovias e instalação de 5 estações de paraciclos (para 10 bicicletas cada);
  • Fiscalização Eletrônica: Instalação de 40 câmeras de videomonitoramento para fiscalizar o uso e a ocupação das vagas;
  • Tecnologia e Modernização: Ampliação dos pontos de venda para 32 locais no comércio, instalação de 16 novos parquímetros eletrônicos (com energia solar e pagamento via cartão) e a inclusão oficial do PIX como meio de pagamento;
  • Sustentabilidade: Implantação de duas estações de recarga para veículos elétricos;
  • Acessibilidade: Instalação de sensores de presença em vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência (PCD).

Polêmica e Questionamentos 

A renovação antecipada e por um período tão longo (uma década), deve reacender o debate na Câmara de Vereadores, entre os comerciantes locais e população que vem externando insatisfação com a quantidade crescente de multas e fragilidade operacional do serviço.

O documento é assinado por Elyzandro Darley Fernandes Nogueira, secretário de Desenvolvimento Econômico e gestor do contrato, representando a Prefeitura, e por Luiz Baltar Buarque de Gusmão, representante da Sinalvida.