Por que ‘O Agente Secreto’ entrou em lista de filmes com títulos mais capciosos da história

a

VEJA

Dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, o filme O Agente Secreto entra em uma lista de longas com títulos mais capciosos da história do cinema. O ranking foi elaborado pela revista britânica Far Out Magazine no início de abril, e o veículo classificou a produção brasileira como “enganosa”, alegando que seu enredo não condiz com o título. “Um dos exemplos mais gritantes de um título de filme recente enganoso é este inexplicavelmente aclamado filme do ano passado, estrelado por Wagner Moura, que tem um título bastante direto que te leva a esperar algum tipo de aventura ao estilo James Bond, mas em vez disso entrega quase três horas torturantes de praticamente nada acontecendo”, descreveu o autor do artigo, Tim Bradley.

Bradley também ressaltou não ter gostado do filme indicado a quatro categorias do Oscar — melhor filme, melhor filme internacional, melhor direção de elenco e melhor ator para Wagner Moura. “O Agente Secreto não é sobre um agente secreto, mas sim sobre gatos de duas cabeças desnecessários, a política complexa do Brasil dos anos 70 e cerca de 15 minutos de ação emocionante que aparecem muito depois de você já ter decidido: ‘Não tenho a mínima ideia do que se trata’”, reclamou ele.

O filme de Kleber ficou na quinta posição de seis filmes. As outras obras consideradas enganosas foram: Em Ritmo de Fuga (2017) — que recebeu em inglês o título de Baby Driver (Motorista Bebê, em tradução direta); Trainspotting – Sem Limites (1996); Brasil (1985) — filme inglês que não tem qualquer relação com o país; Cães de Aluguel (1992); e O Comboio do Medo (1977), que em inglês ficou Sorcerer (Feiticeiro).