
Blog Dantas Barreto
A ação movida pela coligação Pernambuco de Coração e acatada no TRE contra Mendonça Filho e o PL não deve arranhar a relação entre o candidato a senador, o partido e a governadora Raquel Lyra (PSD). Mas mostra que a entrada do deputado na disputa por uma das vagas na Casa Alta mexeu no tabuleiro eleitoral, como mostram as pesquisas de intenção de votos.
O deputado Túlio Gadêlha (PSD), teoricamente, não perde tantos votos, já que ele faz campanha vestindo vermelho, fazendo L e garantido que, no Senado, fará a ponte entre Raquel e o presidente Lula (PT), caso todos sejam eleitos neste ano. Problema maior é para o deputado Eduardo da Fonte (PP), que brigou muito para ser candidato a senador e quer atrair os votos de centro, da direita e extrema-direita.
Os dois candidatos oficiais da chapa governista estão em plena campanha ao lado da governadora, porém não deixa de ser um incômodo para ambos dar de cara com Mendonça Filho nas caminhadas e atos públicos. E, pior ainda, ver no guia eleitoral e nos adesivos de carros o concorrente do PL pedindo voto para Raquel, como se também integrasse a coligação.
A própria governadora já disse que Mendonça não é candidato dela. Só que existe uma relação antiga e ninguém rejeita apoio. Vale lembrar que lideranças da base governista, a exemplo de Miguel Coelho (UB), fazem campanha aberta para o liberal. O PL optou por ficar independente e lançou Mendonça Filho logo depois que foi definida a candidatura de Eduardo da Fonte.
Sem um nome concorrendo ao Governo e garantindo não apoiar alguém da esquerda, resta aos liberais votarem em Raquel Lyra, mesmo ela fazendo elogios e agradecimentos ao presidente Lula.



