
Depois de dois anos adaptada às restrições da pandemia, a CasaCor PE retoma, deste sábado (15) até 27 de novembro, um formato que a consagrou tempos atrás: o de ocupar temporariamente estruturas históricas no Recife e Região Metropolitana. Para este ano, o icônico edifício Chanteclair, no Bairro do Recife, que estava desativado há mais de 20 anos, abrigará a mostra de decoração com 25 ambientes assinados por arquitetos e designers.
Prédio secular
Segundo a organização, o tema do evento não poderia ser diferente de “Infinito Particular” – em alusão ao prédio construído no século 20, detentor de traços únicos e suntuosos. Entre as décadas de 1950 e 1980, o lugar era utilizado por bares, restaurantes, prostíbulo e até pensionistas de passagem pela Cidade. Hoje, o equipamento pertence à Santa Casa de Misericórdia, mas é cedido à Realesis Empreendimentos, gestora do Complexo Paço Alfândega.
Por ser uma estrutura com tantas memórias, os profissionais mantiveram ao máximo a identidade do lugar, com parte das paredes antigas à mostra, janelas e portas do século passado. Para uma das diretoras da CasaCor PE, Gabriela Coutinho, a exposição chama atenção para a importância de um patrimônio tombado. “Um imóvel que a gente sempre quis trabalhar com os itens obrigatórios de paisagismo, permeabilidade e sustentabilidade”, diz, reforçando a ocupação em cerca de 2 mil metros quadrados (incluindo área externa).
Edição com destaques
Os projetos ocupam o térreo e o mezanino do Chanteclair, entre apartamentos, estúdios, lofts, ilhas de bem-estar e operações de restaurante, bar, café, loja de óculos, design e uma praça modelo pet friendly. Também é destaque o projeto de iluminação da área externa, feito pelo luminotécnico reconhecido nacionalmente, Carlos Fontes. A intenção da diretora da mostra de arquitetura e decoração é que o profissional complete a iluminação do prédio, uma vez que a mostra acontecerá no mesmo edifício no ano que vem.



