Na TV, PT mostra Lula e questiona preço dos combustíveis

O PT mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e questionou os preços dos combustíveis em seu 1º dia de propaganda partidária na TV.

Vídeo de 30 segundos exibido na TV aberta nesta quinta-feira consiste no ex-presidente proferindo as seguintes palavras:

“Meus amigos e minhas amigas, alguém aí na sua casa ganha em dólar? Seu salário sobe quando o dólar sobe? Então por que a Petrobras está reajustando o preço dos combustíveis em dólar? O Brasil é autossuficiente em petróleo. E o custo do nosso petróleo é em real. Nos governos do PT a gasolina, o gás e o diesel eram em real. Lutar para abrasileirar o preço dos combustíveis é um compromisso do PT. Se a gente quiser, a gente pode”.

O preço dos combustíveis é um dos assuntos mais delicados da política no momento. O aumento tem causado desgaste ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que tentará reeleição.

Lula deverá ser candidato ao Palácio do Planalto em outubro, mas não pode ainda pedir votos por causa das leis eleitorais – a campanha antecipada é vedada.

Lula, assim como petistas em geral, tem criticado a política de preços da Petrobras.

Desde o governo de Michel Temer (MDB) a estatal repassa aumentos dos combustíveis no mercado internacional para os consumidores brasileiros.