Oposição cobra afastamento de Paulo Gonet após foto com Daniel Vorcaro

CNN Brasil

A divulgação da foto de Paulo Gonet ao lado de Daniel Vorcaro abriu uma nova frente de pressão sobre o procurador-geral da República.

No último sábado (19), o deputado e candidato Nikolas Ferreira (PL) encaminhou ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, uma representação para que a Corte analise o afastamento cautelar de Gonet.

Na representação, Nikolas sustenta que a fotografia, as mensagens extraídas do celular de Vorcaro e as referências ao PGR e a familiares no material da investigação justificam a análise de um possível conflito de interesses. O deputado pede que Fachin encaminhe o caso ao órgão competente do STF e que a discussão seja levada ao plenário.

Um dos principais argumentos apresentados é a comparação entre a imagem e as explicações dadas por Gonet ao próprio Supremo. Na sessão do dia 15, o procurador-geral afirmou que não mantinha relação de proximidade com Vorcaro, citou um único encontro, em abril de 2024, e disse que uma ligação intermediada por advogado havia sido “brevíssima e banal”.

A fotografia, extraída pela Polícia Federal do celular de Vorcaro, mostra os dois em Londres durante um evento em 2024. A Procuradoria-Geral da República confirmou a autenticidade da imagem e afirmou que se trata do mesmo encontro já mencionado por Gonet, realizado com a presença de outras autoridades.

A iniciativa de Nikolas se soma à pressão que já vinha sendo feita pela oposição e ganhou força com a divulgação da foto.

Entre os presidenciáveis, Romeu Zema foi o mais direto. O candidato do Novo defendeu neste sábado a renúncia de Gonet e voltou a relacionar a crise ao governo Lula, responsável pela indicação do procurador-geral.

Flávio Bolsonaro também reagiu à imagem. O candidato do PL publicou a foto nas redes sociais e afirmou que os envolvidos estariam “rindo da cara do povo sofrido”. A campanha de Flávio já vinha usando as revelações do caso Master para cobrar explicações de Gonet e de outras autoridades mencionadas nas mensagens de Vorcaro.

Procurada, a assessoria da Procuradoria-Geral da República informou que a foto é de abril de 2024 e foi tirada durante um evento no qual Paulo Gonet já afirmou publicamente ter participado.

Segundo a PGR, na época não existia qualquer investigação envolvendo o Banco Master e a instituição financeira não surgiu como patrocinadora do evento.

Ainda de acordo com a Procuradoria, na sessão do Supremo da última terça-feira (15), o ministro André Mendonça declarou que não há gravidade nas menções feitas a Gonet nas mensagens do celular de Vorcaro.