Pesquisa Badra, desvirtuada como sempre, mostra João Campos com 48,3% das intenções de voto; Raquel Lyra tem 40,2%.

Pesquisa Badra divulgada neste domingo (06) mostra João Campos (PSB) na liderança da corrida ao Governo de Pernambuco, com 48,3% das intenções de voto. O candidato oscilou positivamente em relação ao levantamento do mesmo instituto divulgado em 30 de julho, quando tinha 44,6%. Já a governadora e candidata à reeleição Raquel Lyra (PSD) passou de 37,2% para 40,2%.

Ainda na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são elencados aos entrevistados, Renan Hallais (Missão) teve 1,5%, Victor Assis (PCO), 1,2%, Ivan Moraes (PSol), 0,7%, Professora Camila (UP), 0,4%, Guilherme Fonseca (PSTU), 0,3%, e Jeremias do Banco (Democrata), 0,1%. Brancos e nulos foram 4,6%. Não soube dizer, 1,2%, e não pretende votar em nenhum, 1,6%.

O instituto coletou respostas de 1,5 mil eleitores entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com o código PE-07979/2026.

O eleitor deve ser lembrado que em 16 de agosto passado, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), determinou a suspensão imediata da divulgação dos resultados de uma pesquisa eleitoral registrada sob o número PE-00080/2026, feita por esse mesmo instituto. Foi questionado quanto a inclusão, no questionário, à época, de quesitos considerados estranhos ao cargo de governador, além da previsão de divulgação da pesquisa em 17 de agosto, enquanto o período de coleta informado ao TRE-PE se estenderia até o dia 18.

Também foram apontadas inconsistências relacionadas ao plano amostral, especialmente quanto ao nível econômico e à ponderação dos entrevistados. A representação ainda questionou uma possível incompatibilidade entre a adoção de amostragem “por cota (não probabilística)” e a apresentação de margem de erro de 2,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. Na decisão de agosto passado, a Justiça Eleitoral fixou multa de R$ 30 mil para cada ato de descumprimento ou divulgação irregular da pesquisa.