Raquel Lyra viaja para Brasília em busca de verba para reconstruir estado após desastres das chuvas

A governadora Raquel Lyra (PSD) cumpre agenda em Brasília nesta terça-feira (05). O objetivo da viagem seria solicitar recursos ao Governo Federal para o restabelecimento da normalidade nos municípios atingidos pelas chuvas. Até essa segunda-feira (04), Pernambuco contabiliza seis mortes e um total de 9.540 pessoas fora de suas casas.

Raquel buscará recursos nacionais após ter decretado no último sábado (02) situação de emergência para vinte e sete cidades. A medida deve durar 180 dias para os municípios mais afetados da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata.

Com a declaração de situação de emergência, é possível maior celeridade na execução de ações emergenciais e facilidade para assegurar o repasse de investimentos federais para as áreas afetadas. A decisão das cidades mais afetadas ocorreu após reuniões entre a governadora e os prefeitos para avaliar a situação.

Após a chegada da Defesa Civil Nacional Raquel já tinha anunciado que a gestão começaria a levantar os danos para conseguir mais recursos para reconstruir e resolver os impasses da chuva.

“Agora o relatório começa já de inventário de danos ao tempo em que a gente acompanha as chuvas acontecendo. Estamos aqui já com a presença da Secretaria Nacional de Defesa Civil se colocando à disposição para que haja mais insumos para fortalecer aquilo que a gente já vem entregando de compras de comida e de colchão, mantimento, mas também para que nos ajudem no relatório de inventário de danos para que tenhamos o reconhecimento das situações de emergência e o governo federal também possa no futuro nos apoiar com recursos financeiros para colocarmos mais dinheiro em obras de encosta, dragagem, drenagem e habitação em Pernambuco”, afirmou a governadora.

O município de Goiana registra os maiores danos na infraestrutura viária. Neste domingo (03), a gestão estadual concentrou máquinas e retroescavadeiras nos acessos aos Engenhos Novo e Folguedo para restabelecer o fluxo nessas estradas vicinais. O transbordamento de um açude na cidade isolou comunidades rurais na região.

O Corpo de Bombeiros resgatou 814 pessoas desde o início das precipitações, 808 dessas saíram com vida das áreas de risco. O balanço atualizado da Defesa Civil registra 1.632 desabrigados e 7.908 desalojados. Entre as seis vítimas confirmadas, está uma criança de um ano e seis meses, resgatada em um desabamento de barreira no bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife.