Avião da FAB sai da pista em Porto Seguro, na Bahia, e fecha aeroporto por 4 horas

https://f.i.uol.com.br/fotografia/2026/06/05/17807046496a236589c057a_1780704649_3x2_xs.jpg

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) saiu da pista nesta sexta-feira (05), durante o pouso no aeroporto internacional de Porto Seguro (BA). O incidente provocou o fechamento do local por cerca de quatro horas. Oito voos tiveram de ser cancelados.

A excursão de pista, segundo a Aeronáutica, ocorreu com uma aeronave C-98 Caravan que realizava voo de instrução, pertencente ao 1º/5º GAV (Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação) – Esquadrão Rumba.

Ao todo, seis pessoas estavam a bordo, sendo três passageiros e três tripulantes. “Todos passam bem”, diz a Força Aérea, em nota.

A Aeronáutica não informou porque o avião teve a excursão lateral de pista, nem se foi falha da aeronave ou humana.

Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave militar e conduzir a investigação.

Também em nota, a Socicam, que administra o aeroporto, disse que equipes de primeiro atendimento da concessionária foram imediatamente mobilizadas para prestar assistência.

“O desembarque dos tripulantes ocorreu com segurança e não houve registros de vítimas”, afirma.

As operações do aeroporto foram retomadas no final da tarde. Dos oito voos cancelados, seis foram da Gol.

Segundo a empresa, os passageiros impactados foram acomodados em outros voos.

Na nota, a concessionária diz que orientou os passageiros dos voos afetados a entrar em contato com as companhias aéreas para obter informações sobre suas viagens.